O tradicional Prêmio Jabuti divulgou nesta quinta-feira (25), os 10 indicados de cada categoria da 67ª edição da premiação, além dos integrantes que compõem o júri da premiação. Entre as categorias está a de Histórias em Quadrinhos, criada em 2017, que no ano passado premiou “Como Pedra“, de Luckas Iohanathan.
Confira a lista, em ordem alfabética:
A balada para passear, de Camilo Solano (Conrad)
Alvorada dos corações macabros, de Diego Gerlach (Pé-de-Cabra)
De lá não se via luz, de Igor Frederico e Patrick Martins (MMarte)
Era uma vez no Contestado, de André Caliman (Figura)
Filosofia do mamilo, de Kael Vitorelo (Veneta)
Mais uma história para o velho Smith, de Orlandeli (Independente)
Não sou Orlando, de Helena Cunha (Independente)
Pigmento, de Aline Zouvi (Quadrinhos na Cia.)
Quando nasce a autoestima?, Regiane Braz e Jefferson Costa (Trem Fantasma)
Superpunk, de Guilherme Petreca e Mirtes Santana (Pipoca & Nanquim)
Composição do júri
O júri da categoria Histórias em Quadrinhos é composto por André Dahmer, Alexandra Morais e Rosilene Maciel. De acordo com o regulamento, são elegíveis para concorrer ao prêmio obras que sejam inéditas em primeira edição e que tenham sido publicadas no Brasil entre os dias 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Os critérios avaliados pelo júri são técnica narrativa, desenvolvimento do enredo e personagens; interação entre imagens ou entre imagens e texto, além de originalidade e inventividade.
Os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2024 serão revelados no dia 7 de outubro. Já os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação, marcada para o dia 27 de outubro. O vencedor da categoria Histórias em Quadrinhos receberá a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$5 mil. As editoras vencedoras também serão agraciadas com uma estatueta.