A editora Comix Zone irá reimprimir “O Eternauta 1969”, de Héctor G. Oesterheld e Alberto Breccia. Publicado em setembro 2019, o quadrinho foi o segundo lançamento da editora, que havia feito a sua estreia naquele mesmo ano. A obra é uma revisita de Oesterheld à sua HQ originalmente publicada nas páginas da Revista Hora Cero, entre 1957 e 1959, com arte de Francisco Solano López. A pré-venda da reimpressão começará nos próximos dias.
Assim como na primeira versão, o leitor acompanha a invasão de Buenos Aires por uma raça extraterrestre, após uma súbita nevasca mortal assolar a capital argentina. Cabe a Juan Salvo, seus amigos e família resistir. Com tom político mais acentuado, a nova versão traz uma alegoria mais explícita da repressão e da opressão vividas na Argentina, especialmente sob regimes militares e diante da influência imperialista dos EUA.
A edição da Comix Zone venceu o Troféu HQMIX de Edição Especial Estrangeira em 2020, mesmo ano em que ganhou sua primeira reimpressão. Agora, esgotado desde 2021, “O Eternauta 1969” retorna em julho ao catálogo da editora.
Efeito da série da Netflix
No fim de abril, uma série que adapta a HQ estreou na Netflix, estrelada por Ricardo Darín. A imprensa argentina constatou um aumento na procura por “O Eternauta” no país, desde que o seriado chegou ao streaming.
No Brasil o fenômeno é semelhante. Ao Fora do Plástico, a Pipoca & Nanquim que, publicou a edição “tradicional” da obra em novembro de 2024, notou que o quadrinho voltou a vender como no momento de seu lançamento, além de ter seu estoque próximo do fim.