Conhecido por suas aquarelas, o mineiro Lelis terá mais uma obra de sua parceria com o francês Ozanam publicada no Brasil, em setembro. Depois de “Goela Negra” pela Mino e de “Popeye” pela Skript, agora é a vez de “Últimas Balas” chegar ao país pela editora Tábula. Em campanha no Catarse, o quadrinho é descrito como uma mistura entre fantasia com narrativa histórica, realismo e barroco.
Embora seja o mais recente no Brasil, o quadrinho foi o primeiro em que Lelis trabalhou ao lado do roteirista francês. A obra foi publicada originalmente em 2009 pela Casterman, na França, e é ambientada nos Estados Unidos em 1864. Em meio à Guerra Civil, um grupo de soldados confederados, liderados por um sargento experiente em “poções” alucinógenas, deserta ao saber de um tesouro escondido num pântano. O que eles não fazem ideia é do que os espera nessa busca.
Anunciada durante a Rodada de Lives deste ano, a HQ conta com 120 páginas, formato europeu (20×28 cm) e tradução de Mario Luiz Barroso. Todos apoiadores da campanha no Catarse receberão um bookplate autografado por Lelis. Já os 100 primeiros terão direito a um print exclusivo. É possível financiar o projeto até o início de agosto.
Além dos quadrinhos ao lado de Ozanam, Lelis teve várias outras obras publicadas por diferentes editoras ao longo dos anos. É o caso de “Anuí” (Sesi-SP/2018), “Em Fuga” (Skript/2022) e “Saino a Percurá” (Zarabatana/2011). Em 2023, o quadrinista mineiro fez parte da coletânea “Música Popular em Quadrinhos – Grandes Sucessos”, lançada pela editora Brasa, na qual produziu um quadrinho inspirado na música “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos.