De Lelis
104 páginas
Skript | 2022
Com uma história que deixa o leitor vidrado nas páginas, do início ao fim. Em Fuga, de Lelis, é enérgica em suas viradas de página, sua arte cheia de movimento e sua proposta de suprimir os balões de fala. O quadrinista mineiro constrói uma trama cheia de referências ao cinema mudo, à literatura e aos próprios quadrinhos, com o objetivo principal de um entretenimento leve e delicioso.
Para o leitor que ainda não conhecia o trabalho de Lelis, ele é um artista de mão cheia, com um traço autêntico. Isso é notável em Em Fuga, afinal, seus traços e seu domínio da narrativa gráfica é o que mais brilham nas páginas do quadrinho. Tudo começa com a fuga de um cachorro que seria pego pela carrocinha. Isso se transforma em uma série de outras situações curiosas, que encadeadas resultam em um humor inocente, delicado.
Essa delicadeza é reforçada pela paleta de tons leves, esmaecidos, que Lelis adota. Destaque para o ritmo e para os respiros, em cenas que usam a cidade vista de cima, para situar o leitor no posicionamento dos personagens.
Publicado pela Skript, Em Fuga teve lançamento também na França, em janeiro. Essa é uma obra que também nos faz fugir: dos problemas, das preocupações, dos sentimentos pesados. Uma fuga metafórica que dura, pelo menos, pelo tempo que nos divertimos ao lado de Lelis nesse gibi.