Lá Fora: Lulu Anew

6 novembro 2022

Neste Lá Fora, Cayo Costa, do @hqwishlist apresenta Lulu Anew, uma HQ do francês Etienne Davodeau.

Três filhos, um marido agressivo e uma carreira profissional interrompida. Lulu só queria um tempo para ela. Um tempo da sua rotina. Um tempo para explorar e se redescobrir. Quem nunca, ao menos por um dia, se sentiu assim?

Lulu Anew começa com um grupo de amigos e sua filha mais velha tentando entender o que teria acontecido com Lulu, que havia desaparecido semanas antes. E, aqui, um destaque para a narrativa de Davodeau, um dos pontos altos da HQ. O que vemos aqui é um arremedo de versões, flashbacks e especulações. O autor francês nos coloca alí naquela roda de amigos tentando juntar esse quebra-cabeça que vai se montando a cada novo relato, a cada virada de página.

E se de um lado vemos temos um grupo de pessoas angustiadas com toda essa história. Do outro, temos uma mulher em uma jornada de autodescoberta. Uma jornada que começa com sentimento de culpa, desespero e mesmo raiva.

Lulu, então, se permite abraçar o desconhecido e se deixar levar pelas circunstâncias. Ela vai conhecer gente nova, dormir na rua, se apaixonar e até roubar. Tudo pela sobrevivência. É o ser humano no seu limite. O drama ganha tons de comédia, Davodeau sabe explorar tudo isso como poucos.

Com uma estrutura centrada no diálogo e na jornada pessoal protagonizada por Lulu, repleta de dramas, comédia e reviravoltas, esse quadrinho me lembrou a trilogia Antes do Amanhecer. No final, você se apega aos personagens, da nossa protagonista aos secundários, muito bem explorados, por sinal. E falando na sétima arte, Lulu Anew ganhou uma adaptação aos cinemas, em 2013, pela diretora Sólveig Anspach.

Etienne Davodeau é um premiado quadrinista francês. Dentre uma vasta lista de quadrinhos publicados no mercado Franco-Belga, podemos destacar Os Ignorantes, publicado no Brasil pela Martins Fontes em 2014, além de Les Mauvaises Gens, Rural!, Le Droit du sol e The Cross-Eyed Mutt, todos inéditos no Brasil.

 


Leia este conteúdo no Instagram:

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado