1 setembro 2022

Lá Fora: The Summer of Her Life

Neste Lá Fora, Cayo Costa, do @hqwishlist apresenta The Summer of Her Life, uma HQ dos alemães Thomas Von Steinaecker e Barbara Yelin.

Gerda Wendt, uma senhora de 84 anos, vive em uma casa de repouso envolta entre as limitações físicas da sua idade e as memórias ainda vivas do passado.

Temos aqui mais um belo projeto em equipe. Se por um lado, Thomas trata tão bem de assuntos sensíveis como o envelhecimento e o desequilíbrio entre gêneros, por outro, a Barbara faz muito bem uso das cores, explora as transições entre passado e presente de um jeito que só esse meio permite.

Os painéis sem bordas dialogam muito bem com essa constante mudança temporal e espacial que acontecem o tempo todo no quadrinho. São como reflexos de memórias que começam a se perder no vazio do branco, mas também lembram galáxias ou nuvens de poeira espacial.

Nos corredores escuros da casa de repouso, Gerda tem dificuldades para achar o próprio quarto. Durante os exames de rotina, Gerda tem dificuldade para erguer os próprios braços. As horas em frente à TV fazem sentido algum para ela. O número cada vez mais reduzido de visita de seus familiares e as desculpas esfarrapadas não lhe convencem mais. Só lhe restam então as memórias e as estrelas.

Quando jovem, Gerda foi uma aluna brilhante. Apaixonada por física, matemática e pelas estrelas, ela logo inicia uma carreira como astrofísica. Mas não vai ser fácil enfrentar um ambiente acadêmico tão machista. Destaque para a página em que ela é levada ao seu escritório pela primeira vez. Uma referência ao artista holandês M. C. Escher.

 

Dividida entre pessoal e carreira profissional, a jovem Gerda vai precisar tomar a decisão que definirá o rumo de sua vida. The Summer of Her Life é sobre Gerda, sobre o seu envelhecimento e como lidamos com isso, mas é também sobre as decisões, impostas ou não pela sociedade. Especialmente para as mulheres.

Para quem gostou de Rugas, de Paco Roca, The Summer of Her life é leitura obrigatória. Para os leitores mais atentos, Barbara Yelin é autora de Veneno, publicado recentemente no Brasil pela Darkside. Veneno, inclusive, que tem características bem diferentes dos seus últimos trabalhos.

 

Barbara Yelin é uma quadrinista alemã e já publicou, entre outros, Veneno e Irmina, além de tiras em jornais alemães.

Thomas Von Steinaecker, também alemão, é jornalista, romancista e conta com alguns documentários na carreira.

 

 


Leia esse conteúdo no Instagram:

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado