7 setembro 2022

Lá Fora: Strays

Neste Lá Fora, Cayo Costa, do @hqwishlist apresenta Strays, uma HQ de Chris W. Kim.

O que acontece quando você não pode salvar todo mundo?

O mais novo gibi do jovem quadrinista Chris W. Kim é a sua obra mais madura até aqui. Chris fala de trauma, fala de isolamento social, fala da estrutura de uma sociedade cada vez mais individualista, em que você é valorizado e reconhecido apenas pelo que produz.

Tudo começa com um grave acidente que deixa este homem e uma cidade inteira sem chão, literalmente. Aqui, Chris mostra o quão frágil é o nosso sistema, que pode entrar em colapso a qualquer momento. E quão cruel ele é com aqueles em vulnerabilidade.

Completamente desestruturado, ele resolve passar um tempo com sua irmã, que vive numa grande cidade. Agora, ele tem ao menos um abrigo enquanto não consegue andar com as próprias pernas. Até que o protagonista arruma um emprego como entregador e as coisas começam a entrar nos trilhos outra vez. Mas o trauma e a ansiedade não o deixam em paz.

Assim, Chris começa a flertar com o fantástico. Um a um, começam a surgir rostos familiares no caminho deste homem. Dezenas deles. Seriam vítimas da mesma tragédia? Conseguiram eles sobreviver ao  dia a dia de uma grande metrópole?

 

 

Ao contrário do nosso protagonista, essa gente toda não tem para onde correr. Aquele que tem tanto quanto eles, se torna a sua única esperança. Mas isso tem um peso. Será que este homem consegue sustentar?

Strays é muito bem desenvolvido, parece poesia. A arte é incrivelmente detalhada e suja. O traço mais forte dos personagens mostra mais do que um grupo aleatório de pessoas, eles se destoam do restante, são um obstáculo, estão a margem da sociedade.

 

Chris W. Kim é um quadrinista e ilustrador canadense com trabalhos publicados no New York Times, The Hollywood Reporter, dentre outros. Strays é a sua segunda graphic novel, publicou “Herman by Trade”, também pela SelfMadeHero, em 2017.


Leia esse conteúdo no Instagram:

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado