7 abril 2023

Duplo Eu

Por Fora do Plástico

De Navie e Audrey Lainé
144 páginas
Nemo | 2019
Tradução: Renata Silveira

Duplo Eu utiliza o humor e a sensibilidade para tratar de um assunto sério, a obesidade mórbida e seus efeitos psicossociais. Nesta história autobiográfica, Navie retrata sua relação consigo mesma e com as pessoas próximas. Apesar do sorriso no rosto, nossa protagonista sofre sozinha a dor de carregar o que ela chama de “duplo”. Esta outra parte de Navie, o peso de uma segunda pessoa, marca por completo a trama.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em traços delicados em preto e branco, Duplo Eu possui um ótimo balanço entre arte e texto. Cuidadosa ao separar em capítulos cada detalhe de sua vida com seu duplo, Navie aborda assuntos como relacionamentos, sexo, o uso da comida como fuga e o esforço para emagrecer a qualquer custo. À medida que a história avança, percebemos ainda mais a complexidade do tema e o quanto é importante que ele seja discutido em histórias como essa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar da predominância do preto e branco, a ilustradora Audrey Lainé insere o vermelho como ponto chave do visual de Duplo Eu. A cor traz um charme especial às páginas da HQ, evidenciando detalhes importantes para a história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Duplo Eu é um quadrinho versátil, que abrange um grande público e se encaixa como uma luva ao catálogo da editora Nemo. Um tema importante, abordado com a experiência de quem conviveu com a obesidade e suas faces.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado