14 setembro 2022

Polina

Por Fora do Plástico

De Bastien Vivès
208 páginas
Nemo | 2021
Tradução: Fernando Scheibe

Muito mais do que uma bela história sobre uma jovem que almeja ser uma bailarina talentosa. Em Polina, de Bastien Vivès, a garota que dá nome ao quadrinho passa pelo processo de formação da sua identidade. Vivès traz uma trama sobre escolhas: aquelas que tomamos por conta própria ou aquelas que somos influenciados a tomar.

Polina Ulinov é selecionada para ser treinada por Bojinski, um professor rigoroso. Assim, o leitor acompanha uma relação desafiadora entre mentor e aluna, que conta com muitos treinamentos e frustrações, mostrando como a dança é encantadora, mas também desgastante. A todo o momento, o leitor se pergunta se o sucesso compensa todo o sofrimento emocional e físico.

Sem se encontrar, a protagonista perambula por diferentes escolas de dança. Vivès nos coloca para entender esse sofrimento da jovem, que parece não se encaixar no mundo. Polona deixa de fazer o que realmente quer, pra fazer o que os outros querem que ela faça.

A arte do Vivès é minimalista. Suas ilustrações transmitem movimento e deixam a história bem elegante. No entanto, temos que ressaltar que muitos leitores podem estranhar seu estilo de desenho, pela falta de detalhes ou, até mesmo, por achar parecido com esboços.

Paixão, liberdade, esforço e identidade. Polina é sobre isso e muito mais, uma história verossímil, que nos envolve como uma dança e nos convida a compartilhar as vivências de Polina.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado