25 setembro 2022

Aprendendo a Cair

Por Fora do Plástico

De Mikaël Ross
128 páginas
Nemo | 2020
Tradução:Renata Silveira

Aprendendo a Cair, de Mikaël Ross, foi uma leitura que nos trouxe um amálgama de sentimentos. Além da mensagem bonita que transmite, a HQ consegue nos jogar numa atmosfera que vai da angústia à alegria. Produzida para celebrar o 150° aniversário da Fundação Evangélica Neuekerode, um espaço na Alemanha onde vivem cidadãos com deficiência, de diferentes origens, o quadrinho é sobretudo uma obra divertida sobre a diversidade, trazendo uma mensagem necessária sobre o amor ao próximo.

Noel é um jovem com deficiência mental, que tem sua vida mudada da noite para o dia quando sua mãe morre vítima de um tombo causado por um derrame. Muito apegado à mãe e sem nenhum parente, ele se muda para um vilarejo longe de onde vivia e completamente diferente de tudo do que era acostumado. Neste novo local, Noel encontra outras várias pessoas com deficiência e assim começa sua jornada.

Apesar da história ser fictícia, Mikaël Ross vivenciou a Fundação para poder representar com bastante fidelidade o clima da comunidade. É interessante como ele apresenta ao protagonista experiências e valores que ele desconhecia ou nunca havia tido contato. Assim, Aprendendo a Cair se mostra uma obra de descoberta também. Mas o grande destaque da HQ é como os personagens são bem desenvolvidos. Ao longo da leitura você se importa com eles e isso é possível porque o autor dá oportunidade para que cada um tenha sua profundidade. Ponto positivo também para a arte, que é muito bonita e chamativa, com um estilo rústico de lápis de cor.

Publicado pela Nemo, Aprendendo a Cair é quadrinho que chegou despretensiosamente e se mostrou uma grande surpresa. Uma obra importante e necessária por tratar tão bem sobre a inclusão.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado