21 outubro 2023

A Loteria

Por Fora do Plástico

De Miles Hyman (Adaptando conto de Shirley Jackson)
160 páginas
DarkSide Books| 2023
Tradução: Ana Cunha Vestergaard

Em 1948, quando A Loteria foi publicado, na The New Yorker, Shirley Jackson causou escândalo na época. Considerada imoral por parte dos leitores, a história polêmica fez com que a revista perdesse assinantes e recebesse um número impressionante de cartas contrárias ao material. Não demorou para a situação mudar e A Loteria ser elevado ao posto de clássico literário, ganhando versões em outras mídias e, mais recentemente, nos quadrinhos, pelo neto da autora, Miles Hyman.

A história se passa em uma cidadezinha de 300 habitantes, nos Estados Unidos, que vive da agricultura. Anualmente, sempre no dia 27 de junho, a comunidade realiza um ritual chamado de loteria. Basicamente quem tirar a cédula premiada, será contemplado.

O quadrinho flui em ótimo ritmo, que te faz querer devorar a história de uma vez só. É uma leitura de poucos balões, muitos silêncios e à medida que vai se aproximando do fim, a angústia pelo mistério vai aumentando. Mérito do quadrinista que mantém o espírito do texto original. Curiosamente, esse ritmo acelerado contrasta com o cenário da HQ, que mostra moradores vivendo uma vida tranquila, sem pressa, sem questionamentos.

Hoje, com tantas produções com propostas semelhantes, a história choca bem menos. E, por isso, o impacto foi menor. Tivemos aquela sensação de “já vimos isso outras vezes”. O que não desmerece a construção do ótimo clima de suspense, de uma atmosfera de horror crescente, que te fisga até o desfecho.

As ilustrações são estáticas e soam mais contemplativas. Elas valorizam os momentos de silêncio, e instigam o leitor pelas insinuações e pelo aspecto misterioso. Porém, os rostos dos personagens são bem parecidos e esse foi um ponto que nos incomodou.

Publicado no Brasil pela DarkSide Books, A Loteria é uma leitura que, mesmo não nos surpreendendo como poderia ter sido na época da publicação original, causa um desconforto inevitável. É impossível sair indiferente dessa história.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado