7 julho 2022

Criminal – Lawless, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Ed Brubaker e Sean Phillips
144 páginas
Mino I 2022
Tradução: Dandara Palankof

Tracy Lawless é um ex-militar que retorna a sua cidade natal para vingar a morte de seu irmão Rick. Para isso, ele se infiltra no antigo grupo criminoso de Rick e se reconecta a um passado do qual escapou, mas que ainda o assombra. Como era de se esperar, Ed Brubaker e Sean Phillips mergulham o leitor nesse universo noir sombrio, extremamente violento e sem heróis.

Diferente do primeiro volume da antologia, a trama de Criminal: Lawless leva um ritmo mais lento. O que não chega a ser um problema, porque o roteiro é sólido, com ótimos diálogos e, à medida que a história caminha para o fim, a angústia pelo desfecho passa a ficar mais intensa.

O enredo da HQ é uma narrativa de vingança muito clássica: perseguição, traição, amores proibidos e redenção. Há uma quebra de expectativa ao longo do roteiro, que pode decepcionar parte dos leitores. Porém, a construção do suspense e a arte são muito bem-feitos, mesmo não empolgando como o antecessor. Pontos que nos incomodaram foram o relacionamento do pai com os filhos, que poderia ser mais explorado, e a motivação da ameaça que o protagonista lida ao longo da história.

Brubaker e Phillips fazem o leitor se familiarizar com o cenário, entregando referências do volume anterior. Inclusive, essa conexão entre todo o universo compartilhado de Criminal é o auge da série. É incrível poder acompanhar a formação dessa narrativa em expansão.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado