De Ed Brubaker e Sean Phillips
144 páginas
Mino I 2022
Tradução: Dandara Palankof
Tracy Lawless está de volta! O ex-militar que vimos em busca de vingança, no segundo volume de Criminal, retorna à antologia em uma história que se passa um ano após os eventos de “Lawless”. Se você leu outros volumes da série, já sabe o que esperar. Sem trazer nada de realmente novo, mas fiel às raízes do gênero, Os Pecadores é um arco envolvente, sólido, com uma atmosfera crescente de tensão, que é muito bem trabalhada pelos autores.
Ed Brubaker e Sean Phillips se aprofundam mais na história de Tracy, um desertor do exército norte-americano, que agora segue “pagando as dívidas” de seu falecido irmão. Para isso, ele trabalha como assassino para o maior mafioso da cidade, o Sr. Hyde. Sua nova missão é descobrir quem está por trás de uma série de mortes de pessoas “intocáveis”.
Neste arco, vamos acompanhar o protagonista lidando com dúvidas morais sobre seus novos hábitos, um relacionamento proibido e as consequências de ser um desertor. Tudo isso em um ambiente cruel e de extrema degeneração humana, em que não há finais felizes. Mesmo com vários estereótipos do gênero, Criminal: Os Pecadores é uma grande experiência de leitura pela capacidade dos criadores em fazer a história parecer crível, em traçar personagens tridimensionais e convincentes.
Os desenhos de Sean Phillips dão vida com maestria à atmosfera noir da série. Os elementos visuais são bem trabalhados pelo quadrinista, seja na expressividade dos personagens, nas sombras ou até mesmo nos detalhes mais “sujos” das cenas. A arte de Phillips sublinha o roteiro envolvente.
Criminal é aquela série difícil de desagradar, ainda mais para quem gosta de histórias de crime. Mais um volume que te mantém vidrado da primeira à última página.