De Ed Brubaker e Sean Phillips
144 páginas
Mino I 2022
Tradução: Dandara Palankof
Mais um volume de Criminal, mais uma história de alto nível de Ed Brubaker e Sean Phillips. Em Os Mortos e os Moribundos, temos três contos que se entrelaçam não só entre eles, mas também com as edições anteriores. E, sem dúvidas, ver todo esse ecossistema ser construído é um dos “grandes baratos” de acompanhar a série.
O terceiro volume permeia a história de Danica, uma jovem que se transformou em uma femme fatale, após ter sua vida revirada para sempre por causa de uma escolha errada. A partir de três pontos de vistas vamos compreender mais sobre esse acontecimento, o destino dos personagens envolvidos e como suas decisões influenciam a vida um dos outros.
Criminal exala a essência noir e sua consistência impressiona. Logo, se você gostou dos volumes anteriores, certamente vai gostar desse. Ao mesmo tempo que, se não gostou, nem insista.
Embora cada volume da coleção seja independente e, funciona muito bem como “primeiro contato” com a franquia, a experiência é outra se você puder acompanhar esse conjunto de histórias. Brubaker e Phillips sabem conduzir com maestria esse universo. Com o passar das edições, sem respeitarem qualquer cronologia, personagens vão se cruzando e alguns ganhando densidade. Tudo isso de uma forma fluida. É gostoso de ver.
Se você é fã do gênero, Criminal é uma daquelas obras que merecem ser lidas. Uma série de personagens bem escritos e desenhos inspirados.