De Ed Piskor
120 páginas
Panini Comics | 2020
Tradução: Lívia Koeppl
X-Men Grand Design surge com a proposta de recapitular as primeiras décadas dos mutantes, selecionando os principais eventos canônicos desses quadrinhos e organizando-os em ordem cronológica. Com roteiro e arte de Ed Piskor, a obra é uma grande homenagem aos heróis. Leitura certeira para quem quer entender mais a cronologia e, claro, para os fãs que buscam reviver momentos marcantes dos X-Men.
Não é difícil perceber como essa premissa ambiciosa é um desafio para qualquer quadrinista. Por isso, é admirável o trabalho feito por Piskor. O autor condensa muito bem os principais episódios e faz da nostalgia um sentimento comum entre leitores, sejam eles jovens ou experientes no ramo dos X-Men. Divertido e envolvente, durante a maior parte do tempo, X-Men Grand Design peca um pouco na fluência dos quadros. Como é de se imaginar, por tratar-se de recortes de grandes momentos da franquia, leva um tempo até o leitor se acostumar com o ritmo da narrativa, que para alguns, pode parecer até truncada.
As ilustrações e as cores de Piskor são charmosas. Um detalhe interessante de se observar é que ao mesmo tempo em que sua arte remete aos anos 60 e 70, o quadrinista também traz um estilo único, cheio de personalidade, ao quadrinho.
X-Men Grand Design foi uma incrível experiência de leitura. Visualmente rica e com um roteiro simples, a obra, que terá ao todo três volumes, é uma bela homenagem ao grupo de heróis. Sobretudo, essa é uma boa forma de fazer você (assim como foi com nós), se sentir menos perdido com a cronologia.