7 abril 2023

Uma Noite em L’Enfer

Por Fora do Plástico

De Davi Calil
192 páginas
Mino | 2016

Uma Noite em L’Enfer é como um delírio protagonizado pelos grandes ídolos de Davi Calil. Livremente inspirada no livro Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, a HQ, como sugere o título, é ambientada no famoso cabaret L’Enfer, na capital francesa. Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Toulouse Lautrec, Gustav Klimt e Francisco de Goya compartilham bebidas e histórias do passado permeadas de sexo, obsessões, amor e morte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Calil toma liberdades poéticas para dar à sua história os contornos ideais, assim, cria uma realidade em que Van Gogh sobrevive à tentativa de suicídio e dá a Francisco Goya o poder sobrenatural de viver 150 anos. Passamos pelas memórias de cada um dos pintores, em uma trama muito bem ritmada e versátil, embora os temas se repitam, quase de forma cíclica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Narradas em primeira pessoa, as desventuras são acompanhadas da arte estilizada e ultra colorida do autor, que usa os próprios artistas como inspiração para as ilustrações de suas histórias. Desse modo, quando Klint faz seu relato, nos deparamos, em certo momento, com uma releitura de seu célebre quadro O Beijo, assim como as dançarinas de cancan dos posters de Toulouse Lautrec, em sua história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
L’Enfer é uma verdadeira viagem pela história da arte e funciona como uma porta de entrada para pesquisarmos um pouco mais sobre a vida e obra daqueles personagens, assim como da era que tanto os influenciou. Bem arrematada, a HQ ganha até um plot twist que define o destino do roteiro. Ao fim, a sensação que temos é que esta é realmente uma graphic novel que só poderia ter saído da criativa mente de Davi Calil.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado