7 julho 2022

Guernica

Por Fora do Plástico

De Bruno Loth e Corentin Loth
88 páginas
L&PM I 2022
Tradução: Alexandre Boide

Guernica é o nome de uma das pinturas mais famosas de Pablo Picasso, mas é também nome do município, situado no País Basco, palco do violento ataque que é objeto dessa mesma tela do pintor espanhol. E Guernica também se chama a HQ de Bruno Loth e Corentin Loth que se dedica a mostrar a história por trás dessa tela.

O quadrinho traz uma narrativa direta, que oscila entre diferentes personagens na cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola, e as situações protagonizadas por Pablo Picasso, que vivia na França no período. Sabemos o que irá acontecer, por isso o clima de tensão é constante. Há 85 anos, Guernica foi bombardeada por aeronaves alemãs durante três horas, deixando milhares de civis mortos e feridos. Toda a cidade foi alvejada.

Bruno Loth utiliza alguns elementos famosos da obra de Picasso como figuras que constroem a trama, como a mãe que chora com um bebê no colo ou o cavalo que agoniza. São histórias ficcionais que ressaltam o quão bárbaro foi o ataque, embora não sejam aprofundadas. O roteiro parece passear ao entorno desses personagens, mesmo que não nos tornemos efetivamente íntimos deles.

Por isso, pode-se dizer que Guernica não trará surpresas para quem conhece mais a fundo a história do primeiro bombardeio à população civil na história europeia. Ou o que levou Picasso a compor seu painel de mais de sete metros de comprimento. Mesmo assim, é muito interessante conhecer aquelas pessoas, que dão um rosto aos números. Tudo se torna ainda mais intenso.

A arte da HQ funciona melhor nos planos abertos e na arquitetura, do que nos detalhes. Ou seja, é mais potente nas cenas do bombardeio ou nas paisagens que nas cenas que destacam os personagens.

Lançado no Brasil pela editora L&PM, Guernica é uma ótima pedida para quem se interessa por temas como esse. É um quadrinho que, embora simples, se torna impactante pelo fato do qual trata, seja na História da Arte, seja nessa face trágica do passado da Espanha.

 

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado