13 setembro 2022

Hokusai

Por Fora do Plástico

De Shotaro ISHInoMORI
612 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021
Tradução: Drik Sada

Em Hokusai, Shotaro ISHInoMORI nos apresenta a biografia do artista Katsushika Hokusai, que viveu no Japão entre os séculos XVIII e XIX. Essa é uma obra que faz jus ao biografado e busca entender a complexidade de um dos grandes pintores do mundo, que não foi tão reconhecido em vida e nunca viveu no luxo. Mesmo na pobreza, Hokusai permaneceu firme em sua paixão pela arte, até o fim.

Com uma abordagem em capítulos que não segue uma cronologia, ISHInoMORI esmiuça as personas e etapas da carreira de Hokusai de maneira ousada. Acompanhando o percurso de alguém que ama aquilo que faz, vemos as empreitadas do artista, seu lado mulherengo (que funcionava como um estímulo para sua produção), as mudanças constantes de sua personalidade artística e as inquietações que o faziam se reinventar.

Hokusai foi um artista disposto a indagar sobre tudo. Um homem incapaz de viver na inércia. Nesse sentido, a HQ se preocupa mais em abordar o lado pessoal do pintor do que traçar uma cronologia formal de sua carreira. Vale pontuar que as ilustrações de ISHInoMORI são incríveis, com destaque para as reproduções dos desenhos do biografado. Ah, importante dizer que é um mangá com cenas de nudez, ou seja, não é recomendado para menores de 18 anos.

A inventividade e irreverência de Katsushika Hokusai nos deixaram encantados por sua história de vida. E Hokusai é uma ótima oportunidade que nos permite conhecer mais do universo desse incrível artista de múltiplas facetas.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado