20 fevereiro 2023

Caravaggio: A Morte da Virgem, Vol.1

Por Fora do Plástico

De Milo Manara
64 páginas
Veneta | 2015
Tradução: Michele Vartuli

A primeira parte da graphic novel de Milo Manara que conta a trajetória do pintor italiano Caravaggio tem uma trama enigmática e recheada de escândalos. Com uma preocupação enorme na riqueza de detalhes da caracterização e cenários, o autor apresenta em “A Morte da Virgem” a chegada a Roma do artista, nascido em Milão.

Manara retrata Caravaggio como um artista polêmico, rebelde e imponente. Suas relações com os outros são difíceis muito por conta de seu temperamento e suas decisões artísticas. Logo, da mesma forma que seu talento desponta rapidamente pela cidade, inimigos não param de surgir. Esse contraste aparece também na vivência com a Igreja, que mesmo adorando suas pinturas fica desconfortável com diversas atitudes do pintor. Mesmo com um roteiro cativante, um ponto negativo pra nós foi a transição abrupta na passagem do tempo.

As ilustrações de Manara, são espetaculares, como era de se esperar. A riqueza de detalhes que o quadrinista mostra nos mais diversos pontos do cenário é impressionante. A prisão, a taberna, o palácio, tudo está ali com bastante vivacidade.

Reimpresso pela editora Veneta em 2020, “Caravaggio – A Morte da Virgem” é um ótimo quadrinho. Por ser uma ficção histórica, muito dos eventos podem parecer exagerados, mas nada que atrapalhe a trama. Não poderíamos deixar de indicar essa leitura que fará você querer conhecer mais sobre esse polêmico artista.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado