10 setembro 2022

Um Tal Daneri

Por Fora do Plástico

De Carlos Trillo e Alberto Breccia
64 páginas
Comix Zone | 2021
Tradução: Jana Bianchi

Composto de histórias curtas, Um Tal Daneri é mais uma obra da parceria entre Carlos Trillo e Alberto Breccia a chegar ao Brasil. Um quadrinho com tom noir, que acompanha Daneri, um detetive particular com um senso de moral próprio. Esgueirando-se por cenários tortuosos e melancólicos, em cada história, o protagonista se depara com situações trágicas.

Apesar de trazer uma boa narrativa e uma arte instigante de Breccia, o quadrinho não possui histórias tão memoráveis, mas, isso não torna a leitura menos prazerosa ou envolvente. O quadrinho ganha nuances mais interessantes quando considerado o seu contexto de produção, entre 1974 e 1978. Há um senso de decadência, próprio do momento em que a sociedade argentina estava vivendo, às vésperas e durante o golpe militar de 1976. Essa perspectiva é fundamental para observar que contos, como O Monstro, são carregadas de alegorias sociais e políticas.

A arte de Breccia mescla nanquim, colagens e uma abstração que casa bem com o tom desiludido que a obra transmite para o leitor. Daneri é um homem que outrora foi importante, mas agora serve a um mundo muito menos deslumbrante.

Publicado pela Comix Zone, Um Tal Daneri é um quadrinho de leitura muito rápida, que se encerra nos deixando com vontade de ter mais daquelas histórias. Apesar de não serem tão marcantes e não se aprofundarem em seus personagens, os contos conseguem nos passar a sensação de desesperança daquele contexto histórico trágico.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado