18 setembro 2022

Buscavidas

Por Fora do Plástico

De Carlos Trillo e Alberto Breccia
144 páginas
Comix Zone | 2020
Tradução: Jana Bianchi

Buscavidas permitiu o encontro de dois grandes nomes dos quadrinhos argentinos. Se você leu algo de Carlos Trillo e de Alberto Breccia, já deve imaginar o que vem por aí. Em A Grande Farsa, nos apaixonamos pela forma como Trillo conta suas histórias e, agora, com Buscavidas não foi diferente. Acompanhamos um homem obeso, quase disforme, que está sempre em busca de uma nova história. Histórias dos outros: é a vida alheia que o homem coleciona com afinco.

Crônicas de desespero, dor, situações absurdas, todas com uma dose de cinismo aqui e ali. Apesar da força do roteiro envolvente de Trillo, que se apoia nas histórias curtas e no carisma torto de seu protagonista, Buscavidas não estaria completo sem os traços de Breccia. Aqui, o mestre ousa ao trazer um preto e branco marcante, mas sem formas definidas. Tudo é grotesco, cheio de vincos e, por isso, definitivamente nada é bonito.

As angústias e tragédias retratadas no roteiro têm seu casamento perfeito nas figuras disformes de Breccia, e Buscavidas embala. É possível que o leitor estranhe, ache abstrato ao primeiro olhar, mas logo os olhos se acostumam com esse estilo. Destaque especial para a história em que Buscavidas encontra Mort Cinder, com Breccia brincando com seus dois traços.

Lançado pela Comix Zone, que tem apostado nos argentinos, Buscavidas nos surpreendeu. Confessamos que ficamos receosos com a arte abstrata, mas fomos completamente rendidos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado