O autor de “Preferência do Sistema”, Ugo Bienvenu, faz sua estreia nos longas animados com “Arco”, que foi apresentado no festival de Cannes. Anunciada em dezembro de 2024, a animação está em desenvolvimento há anos com as produtoras Remembers e MountainA.
“Arco” se passa em um futuro não tão distante, algumas décadas adiante, em 2075. Iris é uma garotinha de dez anos que presencia a queda de um garoto estranho que usa um macacão todo colorido. Arco, o menino com roupas arco-íris, vem de um futuro em que a viagem no tempo é real, mas ficou preso no “passado” em que conhece Iris. A menina, então, o recebe em sua casa com a promessa de ajudá-lo a voltar para seu tempo.
O longa animado conta com o elenco de vozes composto pela estrelaNatalie Portman, além de Swann Arlaud, Alma Jodorowsky, Margot Ringard Oldra, Oscar Tresanini, Vincent Macaigne, Louis Garrel, William Lebghil, Oxmo Puccino.
Bienvenu já trabalhou com animações antes, mas apenas as de curta duração. Ao lado de Félix de Givry, eles dirigiram os curtas-metragens “Je t’aime” e “Une île” ou “L’Entretien”. Além dos videoclipes para Jabberwocky, Renart ou Antoine Kogut e uma minissérie do Homem-Formiga para a Marvel.
“Arco” também não é a primeira vez que Bienvenu trabalha com ficção-científica em suas obras. Esse é o gênero de “Preferência do Sistema” (Comix Zone/2021), pelo qual o quadrinista recebeu o Grand Pix de La Critique em 2020, concedido pela Associação de Críticos e Jornalistas de Histórias em Quadrinhos (ACBD). Na HQ, o autor apresenta um futuro distópico para discutir a importância essencial da arte e de outras obras culturais para a formação da sociedade humana.
