30 setembro 2023

Trabalho de História

Por Fora do Plástico

De Guilherme de Sousa
96 páginas
Independente | 2023

Com a receita certa para um gibi divertido, Trabalho de História usa nostalgia e a inocência infantil como ponte para criar uma aventura que começa em um trabalho escolar. Ou a falta dele. Quem nunca se surpreendeu quando descobriu que havia esquecido de fazer alguma atividade obrigatória, nos tempos de escola? Para cada aluno, a reação poderia ser diferente, e é o que Guilherme de Sousa mostra, ao apresentar ao leitor Tito, Guto e Luci.

Tito é daqueles alunos que fazem de tudo para manter boas notas, já Guto é aquele de copia os deveres de casa desse amigo, e Luci é super estudiosa e acaba não se enturmando por conta disso. Ambientada em Niterói, em 1984, o quadrinho une essas três crianças, que juntas percorrem a cidade na madrugada em situações loucas que se encadeiam, mas tudo começa no tal trabalho de história.

Ótimo para leitores mais jovens, a HQ de Guilherme de Sousa trabalha com o lado lúdico dos acontecimentos, transmitindo aquela sensação descompromissada de desenho animado. Ao mesmo tempo, toca em temas mais sérios como o contexto da ditadura militar ou preconceitos contra pessoas LGBTQIAP+. Mas há de se lembrar, durante a leitura, de que essa é uma história que segue os moldes das aventuras de filmes dos anos 80, que se desprende da lógica ou da racionalidade, afinal, estamos falando de crianças percorrendo sozinhas o centro de uma grande cidade, de madrugada.

A arte transmite exatamente essa abordagem leve e mais juvenil do quadrinho, usando nas cores um tom azulado, ao lado do preto e branco. O estilo mais cartunesco contribui para que os personagens tenham expressões exageradas, como a obra pede.

Trabalho de História é uma leitura para se divertir, criar conexões com as nossas próprias experiências escolares, reviver um período mais leve da vida. Guilherme de Sousa cria personagens que, apesar de reunirem estereótipos do ambiente escolar, se destacam por sua personalidade. Boa pedida para entreter todas as idades.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado