13 setembro 2022

Você Não Me Conhece

Por Fora do Plástico

De Guilherme de Sousa
88 páginas
Independente | 2021

Você Não Me Conhece é um relato sincero do quadrinista Guilherme de Sousa sobre sua experiência com a pandemia de Covid-19, no ano 2020. O autor relembra desde seu último encontro com um amigo (o também quadrinista Marcus Leopoldino) pouco antes das medidas de distanciamento social serem anunciadas, até mudanças repentinas em seu cotidiano.

Gradativamente, Guilherme nos convida a entrar em sua vida, na da sua esposa e de sua família. A palavra que define Você Não Me Conhece é sinceridade. Guilherme não tem medo de expor detalhes íntimos, situações em que se sentiu com raiva, acuado ou frágil. O turbilhão de sentimentos que passaram pela mente do quadrinista enquanto ele viveu dias complicados, no último ano, estão todos relatados nas páginas do quadrinho.

Até então, conhecíamos as obras de humor de Guilherme. E, mesmo tratando de um assunto tão delicado, o artista não perdeu a capacidade de olhar as situações com um ponto de vista que equilibra o clima tenso do livro. Esse clima tenso também está representado na arte, que é completamente em tons de cinza. Além disso, os traços cartunescos do quadrinista também funcionam como alívio cômico em alguns pontos, enquanto são bem expressivos em outros.

Sem dúvidas, Você Não Me Conhece é um desabafo, uma maneira de Guilherme mostrar aos leitores que não há espaço para o negacionismo. A pandemia, o Covid-19, são coisas sérias. E é por meio da honestidade de quem passou por situações tão sensíveis no último ano, que esse recado é reforçado.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado