De Eric Peleias e Gustavo Borges
72 páginas
Independente | 2019
Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas, de Eric Peleias e Gustavo Borges, é uma obra infanto-juvenil que traz uma reflexão profunda e sensível de como devemos aprender a conviver com nossos fantasmas interiores, e de como isso faz parte do nosso processo de amadurecimento. Uma história simples que conquista justamente pelo seu lado sensorial.
Com um clima de filme de sessão da tarde, a trama que se passa nos anos 90 e acompanha duas crianças, Leo e Olívia. Eles acabaram de se conhecer e são obrigados a passar um dia inteiro juntos. Com pouquíssimas coisas em comuns, a não ser por serem filhos de pais separados, eles saem em uma busca por fantasmas na região.
No roteiro, Peleias é delicado ao mostrar a ingenuidade infantil e suas inseguranças. A aventura ganha ainda mais capricho com os desenhos caricatos e divertidos de Gustavo Borges. Além disso a paleta de cores usada é um acerto, dando vida à imaginação das crianças.
Singelo e delicado, Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas é uma HQ muito maior do que parece. Um gibi com muita sensibilidade, porém escondida em pequenos detalhes. Afinal, os fantasmas vivem em nossa mente.