29 dezembro 2022

T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele

Por Fora do Plástico

De André Diniz
224 páginas
DarkSide Books | 2022

T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele aborda a depressão na sua realidade. André Diniz retrata a doença de forma séria, em uma história crível, bem escrita, que escancara o quanto este distúrbio impacta não só a vida de quem está diagnosticado, mas também daqueles que estão por perto.

A HQ conta a história de Ramsés, um tatuador que está mentalmente esgotado e depressivo, sofrendo com conflitos internos e externos. À medida em que a dor e amargura vão se desenvolvendo, vemos a incapacidade do protagonista de se relacionar, uma vez que ele parece destruir tudo que está à sua volta. André Diniz não tem pressa para desenvolver sua história, ele vai aos poucos mostrando a dificuldade de aceitar um tratamento, a importância do apoio de quem está por perto e, claro, as consequências da doença.

É através de flashbacks que o autor dá pistas do que aconteceu com o protagonista e o que pode ter levado ao diagnóstico. Tudo isso ancorado numa narrativa em que o quadrinista demonstra total controle sobre a obra.

Outro ponto é que Diniz não se preocupa em nos fazer sentir a dor de Ramsés, transformando-a em um drama. Ele não trata a doença com estereótipos, como uma vilã que surge do nada. O que não quer dizer que não haja momentos mais sombrios.

As ilustrações seguem a linha tradicional do autor, da qual particularmente gostamos muito. E que nessa obra parece mais fluida, com traços mais leves.

O quadrinho foi publicado primeiramente pela editora Polvo, em Portugal, com o nome Malditos Amigos e, agora, chega ao Brasil pela DarkSide Books. Em resumo, além de ser um belo quadrinho, T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele é uma representação bem honesta e real sobre a depressão.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado