“Morro da Favela”, aclamado quadrinho de André Diniz, vai ganhar republicação pela DarkSide Books. Publicado originalmente em 2011 pelo selo Barba Negra, da editora Leya, a HQ venceu o prêmio HQMix nas categorias “Melhor Edição Especial Nacional” e “Melhor Roteirista Nacional”, além de ter sido editada na Inglaterra, França, Portugal, Polônia e Peru.
Com 176 páginas, formato 16 x 23 cm e acabamento em capa dura, a nova edição já está em pré-venda no site da editora, com lançamento previsto para o fim de junho. Quem visitar a Bienal do Livro do Rio, no entanto, poderá ter acesso antecipado à obra, que já está disponível no evento.
Na história, Diniz faz uma biografia de Maurício Hora, fotógrafo que nasceu e cresceu no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, considerada a primeira favela do Brasil. Diante disso, ele apresenta o dia a dia da comunidade, sob um ponto de vista humano e condizente com a realidade.
A edição da DarkSide conta com dois posfácios em quadrinhos feitos pelo autor. O primeiro deles, de 2017, detalha os desafios enfrentados pelo Morro da Providência durante os preparos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, ocorrida em 2016. E um novo e exclusivo posfácio para a esta edição que descreve uma operação social coordenada pelo fotógrafo e por Alessandra Roque, sua companheira, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020. O livro conta ainda com uma introdução escrita pelo quadrinista especialmente para esta republicação.
Amplamente publicado no Brasil por diversas editoras, André Diniz chega ao seu terceiro título lançado pela DarkSide. Antes de “Morro da Favela”, a casa editorial já havia publicado “Revolta da Vacina”, em 2021, e “T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele”, em 2022.