13 setembro 2022

Cabeça de Capivara

Por Fora do Plástico

De André Ota
Independente | 2021

Cabeça de Capivara, de André Ota (também conhecido como Tofu Verde) é uma obra experimental que traz ao leitor diferentes perspectivas sobre isolamento, medos e outros sentimentos turvos. A HQ, publicada de forma independente, chama atenção logo pela capa, em tons fortes de vermelho, verde e preto.

O cuidado com o visual é um dos pontos fortes do quadrinho. Tanto a disposição dos quadros, quanto dos textos embalam o leitor na trama introspectiva de Ota. Cabeça de Capivara é um nome bastante literal, afinal, essa é a história de um homem que, de repente, acorda com a cabeça do roedor, no lugar da sua face humana. Essa mutação, metafórica ou não, é um motivo a mais para que o protagonista se isole e mergulhe ainda mais fundo em pensamentos destrutivos.

Mesmo que seja uma trama curta, Cabeça de Capivara consegue imergir o leitor no cenário de desesperança e solidão do protagonista. Sem dúvidas, aqui temos uma HQ que aborda, de uma forma menos literal, depressão, ansiedade e saúde mental. Lê-la em um contexto de isolamento, como é o que vivemos há mais de um ano, faz o quadrinho (publicado em 2019) ganhar até mesmo novas nuances.

A arte de Ota colabora para que o leitor se veja naquele ambiente claustrofóbico, onde o protagonista insiste em se esconder do mundo.

Com um final um tanto abrupto, e bastante aberto à interpretação do leitor, o quadrinho deixa um gostinho de que poderíamos ter visto mais daquela história. A trama parece um pouco incompleta (afinal, quando atinge seu clímax, ela chega ao fim), mas não deixa de ser um bom mergulho em uma mente que precisa encarar seus medos e suas cicatrizes.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado