18 setembro 2022

Satsuma Gishiden, Vol. 2

Por Fora do Plástico

De Hiroshi Hirata
452 páginas
Pipoca & Nanquim | 2020
Tradução: Drik Sada

Em seu segundo volume, Satsuma Gishiden retorna à saga dos samurais do clã Shimazu, que precisam trabalhar nas obras de contenção de enchentes. Mas, apesar de manter o estilo de abordagem, esse volume nos envolveu mais. Primeiro, por estarmos mais familiarizados com o ritmo da narrativa e também por termos histórias que se desenvolveram melhor, na nossa opinião.

Como dissemos, os desdobramentos das obras de contenção continuam impactando toda a região. Neste volume, Hiroshi Hirata foca mais nos dramas particulares, principalmente causados pelos problemas enfrentados na região, como escassez de alimento e falta de recursos financeiros. Assim como na edição anterior, Hirata trabalha com muita naturalidade. O autor explora os embates políticos e a desigualdade entre classes, tudo sempre com muito cuidado histórico.

Sobre os desenhos, eles continuam incríveis, com muito movimento e uma ambientação espetacular. No entanto, seguimos tendo dificuldade com os rostos, que são bem parecidos.

Trazendo de brutalidade a discussões filosóficas, Satsuma Gishiden é um baita mangá e um prato cheio pra quem, assim como nós, é apaixonado por essa temática do Japão histórico.

 

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado