21 novembro 2023

Kogarashi Monjirou

Por Fora do Plástico

De Goseki Kojima (Baseado na obra de Saho Sasazawa)
340 páginas
Pipoca & Nanquim | 2023
Tradução: Drik Sada

Kogarashi Monjirou incorpora os típicos elementos que fazem uma história de peregrino: um homem solitário, de poucas palavras, que por trás da aparência tranquila, esconde um espadachim de raro talento que, em suas andanças pelo Japão, combate injustiças.

Baseado na obra homônima de Saho Sasazawa, o mangá de Goseki Kojima é composto por quatro contos ambientados no século XIX, todos protagonizados pelo personagem homônimo. Em poucas páginas descobrimos que Monjirou concordou em assumir a culpa por um assassinato que não cometeu, para que seu amigo – o verdadeiro culpado – possa ficar com a mãe doente. Exilado em uma ilha, Monjirou aguarda a promessa de seu amigo, que garantiu confessar o crime, após a morte da mãe. No entanto, o protagonista descobre que seu parceiro o traiu e, agora, ele quer fugir da ilha para se vingar.

Este enredo, por mais convencional que possa soar, tem a construção mais dinâmica entre os quatro contos. E, curiosamente, é o único em que Monjirou é movido por vingança. A proposta dos demais é bem semelhante, com o andarilho lidando com conflitos que acabam aparecendo em seu caminho. São tramas típicas do gênero, que adotam elementos bem característicos dos mangás históricos de samurais, sem se preocupar em desenvolver uma história complexa. Aliás, o leitor sabe exatamente o que esperar e onde a trama chegará.

O ritmo oscila, tem seus momentos truncados, um pouco longe daquele dinamismo dos mangás de Hiroshi Hirata, por exemplo. Por outro lado, a atmosfera que compõe o enredo envolve o leitor. É um roteiro reduzido ao essencial, que cumpre sua missão de entreter.

Com uma arte eficiente nas cenas de combate e em toda ambientação, Kojima “peca” apenas no design dos personagens. A falta de variedade nos rostos é um ponto que realmente incomoda. Nem o próprio protagonista, tirando quando está de chapéu, tem uma identidade tão clara.

Mesmo com coincidências no roteiro e sem grandes surpresas, Kogarashi Monjirou: O Prenúncio do Inverno é suficientemente competente para contar suas histórias. Publicado pela Pipoca & Nanquim, o mangá é uma boa leitura, principalmente se você se encanta com o universo apresentado.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado