13 março 2023

O Preço da Desonra

Por Fora do Plástico

De Hiroshi Hirata
396 páginas
Pipoca & Nanquim | 2019
Tradução: Drik Sada

Celebrado além das fronteiras do Japão, Hiroshi Hirata permanecia inédito no Brasil. Felizmente, O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin, da editora Pipoca & Nanquim, chega para preencher essa lacuna. Com uma história abarrotada de ação, o mangá transmite com sensibilidade mensagens poderosas sobre guerra, ética e honra, apresentando uma profissão, o tomador de promissórias, ainda desconhecida para nós.

A obra reúne sete histórias que acompanham o protagonista Hanshiro, um tomador de promissórias que precisa coletar o dinheiro ou a cabeça daqueles que trocavam a piedade do inimigo por uma recompensa financeira. O ritmo é ótimo, fazendo com que a leitura flua com facilidade. Há muita ação aqui e as ilustrações de Hirata são admiráveis, repletas de detalhes e um jogo de luz e sombra de tirar o chapéu. É notável como em diversas páginas o autor demonstra como sempre foi um quadrinista à frente de seu tempo. Porém, nossa principal observação em relação aos traços do mangaká foi a dificuldade em diferenciar os personagens em certas passagens do quadrinho, uma vez que as expressões faciais são bastante parecidas.

Obviamente gostamos mais de alguns contos do que de outros, mas, principalmente por sermos apreciadores da cultura japonesa, O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin é uma obra que nos encantou muito. Um mangá que recomendamos para todos aqueles que se encantam por uma narrativa ágil, aliada a uma precisão histórica sem igual.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado