Os quadrinhos ganharam o status de patrimônio cultural imaterial de Bruxelas, na Bélgica. O anúncio foi feito na última quinta-feira (23) pelo Secretário de Estado do Planejamento Urbano e do Patrimônio de Bruxelas, Ans Persons, durante uma conferência de imprensa organizada no Centro Belga de Bande Dessinée (CBBD ). Esta é a primeira região do país a dar esse reconhecimento aos quadrinhos.
A nona arte está ao lado de outros vinte elementos característicos da identidade de Bruxelas, ao lado da cultura da cerveja, do fritkot (restaurantes de comida de rua, que servem principalmente batata frita, de onde vem o nome) e dos speculoos (um tipo de biscoito natalino feito com especiarias).
Terra de gigantes da nona arte como Hergé, criador de Tintim, André Franquin e Joseph Gillain (Jijé), colaboradores importantes do Jornal Spirou, Morris, criador de Lucky Luke, e Peyo, dos Smurfs, a Bélgica tem registros da produção de quadrinhos há pelo menos 200 anos. Soma-se a isso o fato de que há, em Bruxelas, vários museus e instituições dedicados às HQs, escolas que oferecem formação na área, além de um grupo mobilizado de quadrinistas, editores e lojistas que apoiaram a iniciativa de elevar os quadrinhos a patrimônio.
De acordo com o jornal Le Figaro, o secretário Ans Persoons espera que este reconhecimento permita a obtenção para os quadrinhos do título internacional de patrimônio cultural imaterial da Unesco em 2029, ano do centenário do primeiro álbum de Tintim.
Quadrinhos no passaporte e na camisa da seleção
A Bélgica é conhecida por trazer os quadrinhos como importante elemento cultural do país. Desde 2022, o passaporte belga é estampado com personagens de quadrinhos como Tintim, os Smurfs, Lucky Luke e Blake e Mortimer. A ministra das Relações Exteriores da Bélgica à época, Sophie Wilmès, explicou que a estampa do passaporte é também uma oportunidade de evidenciar o quadrinho como uma influência belga no exterior.
Outro exemplo, este mais recente, é a inspiração em Tintim para a confecção do segundo uniforme que a Seleção Belga de Futebol usará na Eurocopa 2024. A homenagem está na combinação de cores do uniforme, com camisa azul de gola branca, calção marrom e meias brancas, exatamente como a caracterização famosa do personagem criado por Hergé.