26 agosto 2023

Verões Felizes (Edição Integral)

Por Fora do Plástico

De Zidrou e Jordi Lafebre
340 páginas
Pipoca & Nanquim | 2023
Tradução: Fernando Paz

Verões Felizes é uma leitura deliciosa. Daquelas em que nossos problemas são completamente eclipsados pelo astral da obra. É impossível não esboçar um sorriso ao lado dos Faldérault. Criada por Zidrou e Jordi Lafebre, a série teve seis volumes publicados, compilados em uma única edição pela Pipoca & Nanquim. Cada um corresponde a um ano, e logo já somos íntimos da família. Vemos as crianças nascerem e crescerem, enquanto os adultos envelhecem. Relações e comportamentos se transformam.

Neste integral, as histórias são compiladas em ordem cronológica, e vão de 1962 a 1980. E a dinâmica, apesar de trazer surpresas diferentes a cada álbum, é sempre semelhante: as férias chegaram e essa família de belgas irá rumar para onde há sol, em seu Renault R4, carinhosamente apelidado de Senhorita Estérel. O quadrinista Pierre, sua esposa Madeleine, e seus quatro filhos não se importam com o tempo na estrada, o importante é curtir a viagem.

Verões Felizes apresenta, em cada uma das seis histórias, um olhar absolutamente otimista para a vida. Os problemas aparecem e são enfrentados com bom-humor ou mesmo com uma facilidade trivial, própria do tom solar, até lúdico, do quadrinho. Pode parecer açucarado, mas estamos diante de personagens tão cativantes, que a receita acaba saindo no ponto certo.

Jordi Lafebre faz um trabalho impecável no design de personagens, especialmente para retratar a passagem do tempo. A ambientação segue de acordo com o ano representado e as viagens se tornam ainda mais prazerosas para o leitor por causa do visual belíssimo e do ritmo que embala as páginas. Destaque para os trejeitos de cada um, representados visualmente por expressões muito próprias. É como se, de fato, conhecêssemos aquelas pessoas e até a maneira como elas se comportam.

Lendo aos poucos ou mergulhando de uma vez só nas seis edições, Verões Felizes não perde o encanto. Os saltos temporais são um charme extra, que nos aproxima dos Faldérault e nos torna cúmplices de suas aventuras. Uma leitura divertida, que resgata nossas próprias memórias e, como proposto, aquece o coração.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado