9 setembro 2022

Principais prêmios de quadrinhos do mundo

Por Fora do Plástico

Algumas premiações de HQs sempre são comentadas como parâmetro para definir a relevância de uma obra ou autor(a). Mas você conhece quais são exatamente esses prêmios? Preparamos uma seleção de alguns deles, identificando seus respectivos países.

 

Troféus do prêmio Eisner

 

EISNER AWARDS

ESTADOS UNIDOS

É a premiação mais conhecida dos quadrinhos. Criada em 1988, a premiação é conhecida popularmente como o “Oscar dos Quadrinhos” por ter forte presença das populares editoras DC Comics, Marvel e Image entre os indicados, afinal é voltada à indústria norte-americana de quadrinhos. O nome Eisner Awards vem de um dos principais quadrinistas de todos os tempos, Will Eisner, e desde 1991 a cerimônia é realizada durante a San Diego Comic Con. Em 2022 foram 32 categorias no prêmio.

 

PRÊMIO ANGOULÊME

FRANÇA

O mais prestigiado prêmio de quadrinhos, o Angoulême existe desde 1974 e acontece no início do ano na França, como parte da programação do Festival Internacional de Quadrinhos da cidade. Entre as principais categorias estão o Grand Prix, que premia um autor pela sua carreira, e o Fauve d’Or, que consagra o melhor quadrinho do ano.

 

PRÊMIO JABUTI

BRASIL

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Criado em 1959, ao longo das décadas, o prêmio passou por transformações e a partir de 2017 começou a premiar quadrinhos na cerimônia, em uma categoria dedicada. A primeira HQ vencedora foi “Castanha do Pará”, de Gidalti.

 

Marcello Quintanilha, o primeiro brasileiro a ganhar o Fauve d’Or (2022) em Angoulême, segurando o troféu.

 

HARVEY AWARDS

ESTADOS UNIDOS

Assim como o Eisner Awards, o Harvey existe desde 1988. Seu nome é uma homenagem ao cartunista, Harvey Kurtzman, criador da revista Mad. Os indicados são apontados por integrantes da indústria, entre eles escritores, desenhistas, arte-finalistas, coloristas e editores. É considerada a segunda maior premiação de HQs dos Estados Unidos e acontece durante a New York Comic Con.

 

PRÊMIO HQMIX

BRASIL

Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, o HQMix tem a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação de um júri composto por artistas e profissionais da área, editores, pesquisadores e jornalistas brasileiros, os profissionais e obras que mais se destacaram entre as várias categorias.

 

GRAND PRIX DE LA CRITIQUE

FRANÇA

Concedido pela Association des Critiques et journalistes de Bande Dessinée (ACBD), o prêmio existe desde 1984. Ao longo dos anos, a Associação criou novas categorias, no entanto, como a própria organização define, a ACBD trabalha durante todo o ano em torno do Grand Prix de la Critique, categoria que reconhece o melhor álbum de quadrinhos do ano publicado na França.

 

Jefferson Costa e Rafael Calça, autores de Jeremias – Pele e vencedores do Jabuti, em 2019, ao lado do editor da HQ, Sidney Gusman

 

IGNATZ AWARDS

ESTADOS UNIDOS

O Ignatz foi batizado com base no rato das histórias de Krazy Kat, de George Herriman. O prêmio é dedicado a quadrinhos publicados por pequenas editoras ou quadrinhos autorais publicados por editoras maiores (cujos direitos permanecem com os autores) e é realizado durante a Small Press Expo, desde 1997. São dez categorias atualmente.

 

CÓMIC BARCELONA

ESPANHA

Antes chamado de Salón Internacional del Cómic de Barcelona, o Comic Barcelona realiza uma premiação como parte da programação da Feira Internacional de Quadrinhos de Barcelona, desde 1988. Com o tempo, o prêmio foi se reformulando e adicionando novas categorias.

Em suma,o evento busca premiar os melhores quadrinhos publicados na Espanha. A única exceção é a categoria Gran Premio del Salón, concedido a um autor de destaque no mundo dos quadrinhos, por toda a sua obra.

 

A estatueta do HQMix é alterada todos os anos e sempre presta homenagem a quadrinistas de relevância no Brasil.

 

LUCCA COMIC AWARDS

ITÁLIA

O festival Lucca Comics & Games concede anualmente dois troféus, o Gran Guiguini (com categorias como Melhor Série de Quadrinhos) e o Yellow Kid, com categorias de prestígio como Quadrinho do Ano e Mestre(a) dos Quadrinhos. Focadas no mercado italiano de quadrinhos, as premiações do festival de Lucca acontecem desde 1967 e sofreram modificações ao longo do tempo, até chegarem ao formato atual.

 

PRÊMIO ANGELO AGOSTINI

BRASIL

É a mais antiga premiação brasileira dedicada às histórias em quadrinhos, realizada desde 1985. O prêmio é organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) e seu nome é uma homenagem ao cartunista Angelo Agostini, considerado um dos pioneiros brasileiros na produção de quadrinhos. Inicialmente, o prêmio visava inicialmente destacar profissionais que estivessem ligados aos quadrinhos nacionais por, pelo menos, vinte e cinco anos. Depois, a premiação foi reformulada para contemplar novas categorias, incluindo os melhores trabalhos do ano anterior.

 

O troféu do Prêmio Cultural Osamu Tezuka faz referência ao Astro Boy, um dos personagens mais famosos de Tezuka.

 

PRÊMIO CULTURAL OSAMU TEZUKA

JAPÃO

O mais relevante prêmio de mangás acontece desde 1997, e conta com, atualmente, quatro categorias: Grande Prêmio, Criatividade, História Curta e Especial. O nome do prêmio é uma homenagem a Osamu Tezuka, conhecido como o “Deus do Mangá”, responsável por obras como Ayako, Astro Boy, Recado a Adolf, Buda, entre outros.

 

CCXP AWARDS

BRASIL

Criado em 2022, a CCXP Awards é um prêmio que engloba diferentes vertentes da cultura pop como cinema, séries, jogos, literatura e quadrinhos. Encabeçada pela CCXP, convenção que ocorre anualmente em São Paulo, a premiação se destina a obras inéditas lançadas no ano anterior ao vigente. A categotr

ARTEMISIA

FRANÇA

O prêmio francês Artemisia é dedicado a promover o trabalho de artistas mulheres nos quadrinhos. Nomeada em homenagem à pintora italiana Artemisia Gentileschi, a premiação é concedida sempre no dia 9 de janeiro, data do aniversário do nascimento de Simone de Beauvoir. Além disso, o júri é composto exclusivamente por mulheres, tendo a quadrinista Chantal Montellier como presidente, desde sua fundação.

 

Ilustralu, vencedora de Melhor Quadrinho na CCXP Awards 2022, por Arlindo.

 

TAISHO AWARDS

JAPÃO

Realizado desde 2008, o Taisho Awards tem como objetivo premiar uma “revelação” entre os mangás em andamento ou concluídos no ano referente. Assim, são nomeados apenas obras de volume único ou séries com até 8 encadernados, lançados um ano antes da cerimônia. Os votantes são funcionários de livrarias japonesas, o que o diferencia de outras premiações, que normalmente possuem outros profissionais da indústria como votantes.

Esta característica diferencia o galardão de outros semelhantes que dependem da avaliação dos editores e editoras.

 

THE JOE SHUSTER AWARDS

CANADÁ

O The Joe Shuster Awards é um prêmio voltado a reconhecer as conquistas de cidadãos canadenses e/ou residentes permanentes no Canadá. Entregue pela primeira vez em 2005, o prêmio carrega esse nome como homenagem a Joe Shuster, o co-criador canadense do Superman.

 

Vencedores do Cómic Barcelona 2022

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado