18 fevereiro 2023

Prof. Fall

Por Fora do Plástico

De Tristan Perreton e Ivan Brun
176 páginas
Veneta | 2020
Tradução: Maria Clara Carneiro

Prof. Fall é daquelas histórias que causam um impacto como um choque. Adaptada do romance de Tristan Perreton, pelo quadrinista Ivan Brun, a HQ nos atingiu em cheio, com uma trama visceral e densa. Seguimos de perto Michel, um funcionário público francês, que passa a viver uma angústia sem fim após o suicídio de Domingues, um ex-mercenário e cafetão, com quem cruza acidentalmente. Como em uma simbiose, o protagonista passa a reviver a vida impura do mercenário, em alucinações regadas a antidepressivos e álcool.

Narrada em primeira pessoa por Michel, a HQ passa de um drama pessoal sobre depressão e pensamentos obsessivos a uma história realista sobre a guerra-civil em Moçambique e em Angola. Porém em nenhum momento o autor perde o tom, tornando a história impessoal ou documental demais. O resultado é uma trama que nos instiga ao trazer uma realidade muito cruel, seja no continente africano ou na vida dos imigrantes na França.

Há também diversas discussões filosóficas ao longo do quadrinho, o que aproxima o protagonista de nós leitores. Em determinados pontos, a divisão entre realidade e alucinação torna-se muito fluida, tanto no roteiro, quanto na arte. Por mais que Prof. Fall não chame atenção por belos painéis, a arte de Ivan Brun é perfeita para dar o tom visceral necessário para a obra. É inevitável não sentir nojo, pavor ou tristeza com as passagens ilustradas pelo francês.

Prof. Fall é mais um acerto da editora Veneta este ano. É até difícil descrever o quanto essa a história nos tocou, o soco no estômago ao final da leitura. Tenha certeza, esse é um quadrinho pesado, intenso e que pode até mesmo te tirar o sono. Não pelo sobrenatural, mas pelo terror da realidade.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado