De Davide Reviati
568 páginas
Veneta | 2022
Cuspa Três Vezes é um conto amargo sobre a juventude. A HQ de Davide Reviati segue o cotidiano, ao longo de vários anos, de um grupo de adolescentes que vive em um vilarejo na Itália. Com um visual onírico, trazendo um realismo poético, o quadrinho apresenta uma história humana de amadurecimento, perfeitamente atemporal.
A trama dos garotos é contada pelo ponto de vista de Guido, o protagonista do livro. Em capítulos independentes, sem ordem cronológica, desvendamos suas memórias que se intercalam com histórias locais e muitas alusões à cultura italiana, dando um contexto mais amplo aos episódios. Tolerância, amizade, o medo do “diferente” e as esperanças confusas desses jovens são temas trabalhados pelo autor.
Um ponto marcante da obra é a abordagem na convivência entre os italianos e nômades eslavos. Reviati mostra o desprezo, os preconceitos e a crueldade dos italianos para com essa comunidade. Paralelamente, ele traz um contexto histórico, contando da perseguição aos ciganos, durante a Segunda Guerra Mundial. Vale destacar também como a imaginação fértil de Guido é aproveitada pelo autor com o uso de elementos surreais.
Embora as quase 600 páginas possam te intimidar, a leitura de Cuspa Três Vezes é bem fluida. No entanto, a narrativa não é tão simples de acompanhar. O vai e vem no tempo acaba confundindo às vezes. Vale dizer, este álbum é denso e ambicioso, com metáforas visuais, texto parcialmente poético e, por isso, outras leituras tragam mais clareza. Em acréscimo, a edição conta com um apêndice em quadrinhos sobre a história da poetisa cigana Papusza.
Davide Reviati tem um traço hachurado, de linhas finas, com desenhos que muitas vezes parecem “esboçados”, sem tantos detalhes. Só não se engane, o visual do quadrinho é incrível, com um desenho que sugere uma sensação de movimento que combina perfeitamente com o ritmo da história.
Publicado no Brasil pela Veneta, Cuspa Três Vezes não é um quadrinho de respostas fáceis. Reviati nos oferece uma visão sobre a passagem para a vida adulta, entrelaçando muitos temas e situações que exigem um olhar atento.