6 setembro 2022

Mais Forte Que a Espada

Por Fora do Plástico

De Hiroshi Hirata
Vol. 1 356 páginas / Vol.2  356 páginas
Pipoca & Nanquim | 2022
Tradução: Drik Sada

Mais Forte Que a Espada vai além do simples entretenimento. Um mangá de samurai que investe no lado humano desses guerreiros, que questionam seus próprios princípios. A partir da jornada de uma família, Hiroshi Hirata oferece uma história forte, inspiradora e dramática ao mesmo tempo. Uma obra que, de certa forma, analisa a capacidade de mudança da humanidade.

Japão, século XVI. Período Sengoku, o mais longo período japonês de guerras civis. Tudo começa com o casamento entre Hisa, uma mulher de grande força física e sabedoria, e Yasuhide Shimizu, filho mais velho e herdeiro da província de Izu. A partir desta união, vamos acompanhar a saga da família, do início ao fim.

O modo de vida dos samurais, seus costumes, tudo isso é visto aqui, mas o que mais nos chamou atenção é o amadurecimento dos personagens. Por mais que tenhamos capítulos focados em outras figuras da família, o mangá orbita em torno de Hisa. E, cá entre nós, que protagonista incrível. Ela questiona seu papel enquanto mulher, o autoritarismo do marido e o mundo ao seu redor. Essa maneira de enxergar a vida é transmitida também aos seus filhos, por isso sua figura é onipresente na história.

Mais Forte Que a Espada é poderoso não somente pelo toque humano, mas pelas mensagens filosóficas, por refletir sobre a moralidade e o modo de vida dos samurais dentro daquele contexto. É um verdadeiro mergulho psicológico, sem nunca ser maçante.

Publicado em dois volumes pela Pipoca & Nanquim, o mangá mesmo ambientado há séculos, transpõe mensagens e reflexões morais e filosóficas que poderiam ser usadas na sociedade de hoje.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado