21 outubro 2023

O Novo Preço da Desonra

Por Fora do Plástico

De Hiroshi Hirata
364 páginas
Pipoca & Nanquim | 2023
Tradução: Drik Sada

Hanshiro, o tomador de promissórias mais famoso de Hiroshi Hirata, está de volta. Em O Novo Preço da Desonra, mangá publicado pela Pipoca & Nanquim, Hirata entrega a intensidade aventureira de seu protagonista em cinco novas histórias que nos mergulham novamente no famoso código de honra dos samurais.

Ambientada no século XVII, a história acompanha Hanshiro, um guerreiro que tem como profissão ser cobrador de dívidas. No Período das Guerras Civis no Japão, alguns samurais prestes a serem mortos ofereciam uma quantia de dinheiro para evitar a morte. O tomador de promissórias entra em cena quando, tempos depois, era necessário cobrar aquele poupado no campo de batalha que se recusava a pagar.

A construção narrativa é muito semelhante em todas as cinco histórias. Sempre seguimos Hanshiro indo cobrar as dívidas. A eventual repetição da engrenagem do roteiro não se desgasta durante a leitura, porque cada “capítulo” aborda diferentes formas dos limites humanos.

Nesse sentido, o ponto alto é poder ver o “outro lado” desses guerreiros. Hirata quebra a imagem de nobreza que associamos aos samurais, ao código de ética, para mostrar personagens falhos, com medo da morte, corruptos, dispostos a tudo para continuar a viver. Mesmo compartilhando o mesmo protagonista e, por isso, considerado uma continuação de O Preço da Desonra, também lançado pela Pipoca & Nanquim, o mangá funciona bem para quem não está familiarizado com o universo.

O Novo Preço da Desonra tem um ritmo de leitura bem rápido, dominado pelas cenas de ação e combate, que destaca o dinamismo do visual. Os personagens são expressivos, com traços muito bem detalhados.

Novamente, Hiroshi Hirata restaura o Japão do Período Tokugawa com com um realismo impressionante, quase sempre brutal, para contar histórias que vão seduzir os fãs do gênero.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado