6 janeiro 2024

Nido

Por Fora do Plástico

De Luara Guarisco
200 páginas
HQueria | 2023
Tradução: Rodrigo Faria e Silva 

Esta é a história de um jovem que atravessa a fronteira da Venezuela, na esperança de encontrar um lar seguro e próspero na vizinha Colômbia. Nido, de Laura Guarisco, narra a jornada angustiante de Ángel por uma vida melhor, um retrato íntimo que joga luz a tantas outras situações de imigrantes e refugiados que têm o desejo não apenas de prosperar, mas, também, de viver.

Sem qualquer perspectiva de vida na Venezuela por conta dos conflitos políticos, sociais e econômicos, Ángel decide tentar se estabelecer em Medellín, na Colômbia. Só que esse deslocamento até o país vizinho é mais complicado do que parece, e o protagonista precisa lidar com vários perrengues ao longo do caminho.

Mesmo diante de situações dramáticas, Laura Guarisco impede o quadrinho de pender para o melodrama ou de se transformar em mero panfleto político. O processo de imigração “forçado”, por exemplo, envolve um terço da HQ. É que Nido não é exclusivamente sobre uma pessoa fugindo de um lugar para o outro. A trama ainda se concentra na adaptação de Ángel na Colômbia; os trabalhos informais, já que ele não tem visto de residência, e o sonho de viver da sua formação, arquitetura. Em paralelo à jornada do presente, a autora insere flashbacks da vida do protagonista na Venezuela. Memórias dolorosas que ajudam o leitor a compreender o desejo de mudança.

A arte é bem funcional, com cenário bem simples, sem trazer grandes detalhes. Quando estamos no passado, a arte muda de tom e passa a reforçar os traços da quadrinista, em uma paleta de cores fixa.

Lançado pela HQueria, Nido tem como principal trunfo sua atmosfera real e humana. Ao partilhar a história de Ángel, Laura também está compartilhando a sua, já que deixou a Venezuela e foi morar na Colômbia, assim como o protagonista de sua HQ. Nas páginas do quadrinho, os dilemas de um país em dificuldade ganham rosto, se tornam carne e osso.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado