De Trung Le Nguyen
256 páginas
Galera Record | 2022
Tradução: João Pedroso
Tiên vem de uma família de imigrantes vietnamitas, que fugiu da guerra e recomeçou a vida nos Estados Unidos. Assim como sua mãe, Hién, ele é apaixonado por contos de fadas e toda noite mãe e filho leem histórias um para o outro. Esse momento juntos é o que quebra qualquer barreira cultural e linguística desta família. De forma sensível e muito original, Trung Le Nguyen traz algumas de suas memórias em O Peixe Mágico, sua HQ de estreia, publicada no Brasil pela Galera Record.
Os pais de Tiên não falam bem o inglês e tentam se adaptar à comunidade norte-americana. Principalmente Hién, que sente muita falta de sua mãe, a quem não vê desde sua partida para o ocidente. Enquanto isso, apesar de suas origens, Tien não se enxerga como vietnamita, ele sempre viveu nos EUA. Além disso, o garoto não sabe como se assumir gay para seus pais.
É com muita delicadeza que o autor entrelaça essas relações complexas aos contos de fadas, criando pontes de encontro entre fábula e realidade. Através dessa “linguagem universal”, vamos descobrir sobre as raízes dessa família, mas não para por aí. Trung Le Nguyen busca enfatizar a mutabilidade desta linguagem, como os contos de fadas se adaptam aos costumes de diferentes países e épocas. Como eles nos encorajam a reescrever as nossas próprias histórias.
Para além dos desenhos detalhados (e muito delicados), a arte tem papel fundamental na divisão dos espaços da HQ. Cada um dos tempos é representado por uma cor diferente.
Cativante e autêntica, nunca enfadonha, O Peixe Mágico é sobre sermos os autores de nossas próprias histórias.