Entre 2008 e 2022, Jean-Pierre Gibrat produziu a sua obra mais audaciosa, “Mattéo”, uma epopeia de seis volumes que percorre grandes conflitos da primeira metade do século passado. Depois de ser anunciada durante a participação da Nemo na Rodada de Lives com Editoras de 2023, o quadrinho ganhou previsão de lançamento na última sexta-feira (3), em publicação do Fora do Plástico.
A Nemo inicia a série “Mattéo” em junho, em formato integral, que compila dois volumes franceses por edição brasileira. Protagonizada por Mattéo Cortés, um jovem de ascendência espanhola e de convicções firmes que vive na França às vésperas da Primeira Guerra Mundial, a saga acompanha um homem dividido entre sua filosofia pacifista e sua coragem.
Originalmente lançada pela Futuropolis, na França, a série completa aborda acontecimentos e batalhas sangrentas entre 1914 e 1940. No Brasil, ela será concluída em três volumes.
No primeiro tomo da saga de Mattéo, somos apresentados ao protagonista, um jovem de ascendência espanhola e de convicções firmes que vive na França às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Contrário à guerra e com status de estrangeiro, Mattéo opta por não se alistar, uma decisão que o coloca em um caminho repleto de desafios pessoais e de conflitos ideológicos. O primeiro ciclo da história reúne os dois primeiros volumes, que exploram as repercussões da escolha de Mattéo, destacando as tensões entre o dever e a moral pessoal, bem como as dificuldades que surgem em suas relações familiares e amorosas. Com um estilo artístico rico em detalhes e cores, Jean-Pierre Gibrat aprofunda-se na jornada emocional e ética de Mattéo, mostrando como as grandes convulsões históricas nos afetam ao nível individual.
Outras publicações no Brasil
Gibrat é mais conhecido pelos leitores brasileiros por duas HQs publicadas pela Pipoca & Nanquim: “Destino Adiado” (2020) e “O Voo do Corvo” (2023). Além dessas duas publicações, o autor tem histórias curtas em três volumes da coletânea “Safadas”, lançada pela Nemo em 2014.