23 dezembro 2023

Nas Índias Traiçoeiras

Por Fora do Plástico

De Alain Ayroles e Juanjo Guarnido
160 páginas
Nemo | 2023
Tradução: Renata Silveira

Don Pablos de Segóvia é um malandro encantador, um sujeito que utiliza todas as artimanhas imagináveis para escapar de qualquer tipo de trabalho. O protagonista de Nas Índias Traiçoeiras dá o tom dessa aventura sagaz, que poderia ser daqueles quadrinhos que se sustentam pela riqueza de sua arte. Este não é o caso, já que Alain Ayroles constrói um roteiro à altura do magnífico trabalho de Juanjo Guarnido.

Ambientada no chamado Século de Ouro espanhol, a HQ possui uma conexão direta com os romances picarescos da época. Don Pablos é personagem de uma dessas obras, escrita originalmente em 1626 por Francisco de Quevedo. Ao final da trama, o trapaceiro está em um navio rumo ao chamado Novo Mundo… o que acontece a seguir fica a cargo de Nas Índias Traiçoeiras, que imagina, em quadrinhos, a sequência das peripécias do protagonista.

Ayroles seleciona ingredientes finos: o mito do Eldorado, o cenário cultural e político da América colonizada pelos espanhóis, lendas andinas e nosso malandro destinado a seguir a lei do menor esforço. Cozinha tudo em fogo brando e o que é apresentado ao leitor pode subitamente romper expectativas. Não somos apenas guiados por Pablos, como também nos deixamos levar por sua lábia.

O verdadeiro tesouro aqui é a sintonia de Ayroles e Guarnido, para causar os efeitos que o quadrinho propõe. O desenhista espanhol usa todo o seu talento para construir personagens expressivos e cenários exuberantes. A América Espanhola do século XVII é recriada nos traços do coautor de Blacksad.

Uma leitura como essa deixa marcas, afinal, mexe diretamente com a experiência de quem se aventura pelos caminhos dessa história. O roteiro se mantém fiel aos exageros típicos dos romances picarescos, aliado a um tom satírico que não perdoa ninguém. Dentro desse universo, ainda há espaço para tecer críticas sociais ao contexto da trama e a questões contemporâneas.

Publicado pela Nemo, Nas Índias Traiçoeiras traz um frescor às aventuras tradicionais, e encanta por sua criatividade e execução caprichosa. Um quadrinho que nos deixa absolutamente envolvidos ao longo de toda a história, com vontade de mergulhar em cada uma de suas páginas.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado