O Lucca Comics & Games, maior festival de cultura pop da Itália e um dos mais importantes do mundo no universo dos quadrinhos, anunciou nesta terça-feira (30) novas atrações para sua edição de 2025.
O destaque fica por conta da presença expressiva de quadrinistas convidados do Japão, Coreia, China e Taiwan.
Do Japão, além dos já anunciados Tetsuo Hara, desenhista de “Hokuto no Ken”, e Kei Urana e Hideyoshi Andou, criadores de “Gachiakuta”, outros nomes se destacam na lista: Takashi Murakami, de “O Cão Que Guarda as Estrelas” e “Pino”, Shintaro Kago, de “Dementia 21” e diversas outras obras, Asagi Yaenaga, de “Gaia”, Miyako Cojima, de “X-Men: O Mangá”, e os inéditos no Brasil Yamaji Ebine, Jun Hayami e Hosui Yamazaki.
Os convidados da Coreia, China e Taiwan são todos inéditos no Brasil. A lista conta com Byeonduck, Kwang Jin e Na Yoonhee, da Coreia; Wen Yuan, Yuchi Jinze e Liang Azha, da China; AAA-Bao, YAYA, Zhou Jianxin, Yu Peiyun e Liu Chien-Fan, de Taiwan.

Além dos convidados asiáticos, o evento anunciou diversos quadrinistas de todo o mundo, incluindo três brasileiros: Bilquis Evely e Matheus Lopes, que participam pela Bao Publishing, responsável pela publicação de “Helen de Wyndhorn” na Itália; e Guilherme Petreca, que vai pela Toshokan, editora que lançará “Shamisen: Canções do Mundo Flutuante” no país.

Outros nomes de destaque na lista de convidados do Lucca são Alfonso Font, Brian K. Vaughan, Charlie Adlard, Chip Zdarsky, Dan Jurgens, David B., Dave McKean, Enrique Breccia, Filipe Andrade, Horacio Altuna, Jordi Lafebre, Julien Blondel, Peter Kuper, Ram V e Sylvain Repos. Vale lembrar que artistas como Kevin Eastman, Milo Manara, Guy Delisle, Florence Cestac, Edmond Baudoin e Zerocalcare já haviam sido anunciados.
O evento, que acontece na cidade de Lucca entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, homenageia neste ano a França e celebra a diversidade da cultura pop, com o tema French Kiss (Beijo Francês, em tradução livre).