20 novembro 2023

Dementia 21, Vol. 2

Por Fora do Plástico

De Shintaro Kago
280 páginas
Todavia | 2023
Tradução: Drik Sada 

Shintaro Kago retorna com o segundo volume de Dementia 21, sua coleção de contos bizarros e sombriamente cômicos protagonizados pela cuidadora de idosos Yukie Sakai. Embora as histórias tenham como pano de fundo a crítica a tudo que envolve o envelhecimento, seu criador sabe exatamente o que pode ser alcançado quando se tem um equilíbrio astuto entre o grotesco e o descaradamente histérico. Dementia 21 é um mangá ridiculamente engraçado, de uma forma sombria e distorcida, é claro.

Assim como na edição anterior, todas as histórias são protagonizadas por Yukie que, enquanto realiza seu trabalho, lida com uma série de situações extremamente caóticas. Como comentamos, o horror está sempre presente, principalmente, visualmente. Ele está nas imagens perturbadoras, na ação exagerada, porém, é sempre “filtrado” pelo humor de Kago. As circunstâncias dos contos escalam para o reino do absurdo vertiginosamente.

Entre as 17 histórias, você vai encontrar um idoso que foge de seus netinhos; tem aquele que quer ser preso para não se preocupar com o custo de vida; o “bom velhinho” com demência; o que acredita que tem enfermeiro zumbi querendo devorá-lo e assim segue, uma trama mais surreal do que a outra.

A arte de Kago é econômica nos detalhes dos cenários, mas se destaca pelas expressões dos personagens e pelo modo como seu estilo opera para que o tom nonsense do roteiro funcione.

Dementia 21 traz contos caricatos, sombrios, carregados de bizarrices, mas que se você analisar, discute situações do nosso dia a dia. Publicado pela Todavia, o mangá de Shintaro Kago é uma crônica bem exagerada, que abraça o caos, mas não deixa de ser realista.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado