
Para celebrar os 80 anos do mestre dos quadrinhos eróticos, Milo Manara, será lançado um documentário contando sua vida e obra. “Manara” trará amigos do autor e profissionais da área para a celebração, estão confirmados nomes como os quadrinistas Frank Miller, Fumettibrutti, Paolo Bacilieri, Tanino Liberatore, Matteo Bussola, além de Vincenzo Mollica, famoso crítico italiano.
O documentário abordará o processo criativo do autor, assim como seu impacto nos quadrinhos, cinema e literatura. “Manara” tem direção da italiana Valentina Zanella e estreia no dia 8 de setembro nos cinemas da Itália.
O quadrinista italiano é um dos nomes mais importantes dos quadrinhos eróticos. Iniciou sua carreira no final da década de 1960, colaborando em revistas e histórias de aventura e western e, em 1983, com o lançamento do álbum “Clic”, apresentou ao público a arte erótica que marcaria permanentemente seu nome no gênero.
Em 1998, ingressou no Jack Kirby Hall of Fame do prêmio Harvey, e nos anos de 2004 e 2012, foi laureado com o prêmio Eisner nas categorias Melhor Antologia e Melhor Edição Norte-americana de Material Estrangeiro. Amplamente publicado no Brasil, Manara foi lançado nos últimos anos por editoras como Pipoca & Nanquim, com a republicação de “Bórgia” em edição integral, em 2023, e Comix Zone com “O Perfume do Invisível” e “Odisseias Iniciáticas”, em 2024. Além disso, a Record publicou em 2023 a primeira parte de sua adaptação em quadrinhos de “O Nome da Rosa”, clássico do Umberto Eco. Atualmente, Manara está trabalhando no segundo, e último, volume da HQ.
Ainda não há previsão para que “Manara” seja exibido no Brasil.
