“Damasco” é o grande vencedor do Prêmio Literário Biblioteca Nacional, na categoria Quadrinhos

7 novembro 2024
Por Fora do Plástico

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional divulgou o resultado da edição 2024 da premiação, nesta quinta-feira (7). “Damasco”, de Lielson Zeni e Alexandre S. Lourenço, publicação da Brasa Editora, levou o primeiro lugar na categoria Histórias em Quadrinhos. Em seguida, estão a adaptação de “Morte e Vida Severina”, por Odyr, e “Pigmento”, de Aline Zouvi, em segundo e terceiro lugar respectivamente. Ambas as obras foram lançadas pela Quadrinhos na Cia.

Lançado em 2023, “Damasco” conta a história de Saulo, um homem que resolve abandonar a própria vida e recomeçar do zero. Para isso, corta as relações com todos que conhece, inclusive a namorada Raquel, põe tudo à venda e cria um plano para desaparecer. Cada capítulo aborda como Saulo se livrou de algum item, dialoga com um formato diferente de narração e traz suas próprias referências, que compreendem a cultura pop, a literatura, o cinema, a música, os games e as notícias do mundo real.

Esta é a primeira vez que o Prêmio Literário Biblioteca Nacional conta com uma categoria voltada aos quadrinhos, denominada “Prêmio Adolfo Aizen”, em homenagem ao Fundador da Editora Brasil-América (EBAL), chamado por alguns de “pai dos quadrinhos no Brasil”.

Para serem elegíveis à premiação, as obras deveriam ser escritas originalmente em português e terem sido publicadas entre 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024, além de estar em primeira edição. A comissão julgadora da categoria de quadrinhos foi composta por Igor Trabuco Bandeira, Luciana Falcon e Raquel França dos Santos Ferreira, conforme divulgado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), organizadora do prêmio, no dia 16 de setembro.

O primeiro lugar de cada uma das 12 categorias do Prêmio Literário Biblioteca Nacional receberá uma premiação de R$30 mil.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado