De Ed Brubaker e Sean Phillips
112 páginas
Mino | 2023
Tradução: Dandara Palankof
Duas histórias desconexas entre si, mas sutilmente interligadas. “Hora Errada, Lugar Errado”, o sétimo e último volume de Criminal, publicado no Brasil pela Mino, é centrado na família Lawless, ponto que conecta diferentes arcos deste grande mosaico de histórias. Em uma rápida comparação com as edições anteriores, Ed Brubaker e Sean Phillips trazem um livro mais íntimo, mas que não deixa de caminhar pela zona de conforto dos autores, cumprindo o que se espera de um volume desta série.
Ambas as histórias são focadas em Teeg Lawless. A primeira o mostra na prisão tentando sobreviver e descobrir quem colocou sua cabeça a prêmio. A segunda, a mais interessante na nossa visão, se passa poucos anos depois da passagem de Teeg pela prisão. A história é centrada na sua relação com seu filho Tracy, personagem frequente da antologia. Aqui, o vemos aos 12 anos, acompanhando seu pai em crimes, quase como cúmplice involuntário.
De forma mais geral, a HQ é bem conduzida, sobretudo pela sua abordagem mais pessoal e pelo bom ritmo narrativo. Simbióticos, Phillips e Brubaker já provaram por incontáveis vezes que respondem muito bem um ao outro, mas que também podem se inspirar a experimentar coisas novas.
Para além da “assinatura” tradicional no roteiro, o quadrinho faz uso da metalinguagem para interligar os dois personagens: pai e filho usam os gibis para se refugiar da realidade. Assim, os autores desenvolvem a história intercalando páginas da história principal com páginas dos gibis que os personagens estão lendo. Um recurso inédito na série, até então. Apesar de pausar um pouco o desenvolvimento da trama, esse “mundo ficcional” diz muito sobre aqueles personagens. É um jogo de associações brilhante dos autores.
Equilibrando o noir com uma narrativa moderna, ler Criminal é estar diante do que há de melhor dos quadrinhos do gênero. “Hora Errada, Lugar Errado” é o último volume publicado da antolgia, o que não quer dizer que esse universo irá se encerrar por aí. Já que os autores nunca declararam a série como concluída. A nós, nos resta torcer para que logo a franquia seja revisitada.