3 maio 2023

Chartwell Manor

Por Fora do Plástico

De Glenn Head
248 páginas
Comix Zone | 2022
Tradução: Érico Assis

Brutalmente honesta, Chartwell Manor revisita o passado de Glenn Head, em uma HQ que soa como um grito, há muito tempo abafado. Aos treze anos, o quadrinista foi enviado por seus pais para um internato, o Chartwell Manor do título. Lá, Head conheceu de perto uma metodologia rígida, baseada em punições e castigos físicos, além de sistemáticos abusos psicológicos e sexuais contra os estudantes, cometidos por Terrence Michael Lynch, o diretor do colégio

Head volta aos seus pensamentos infantis e às situações assustadoras que viveu, mas não percorre somente elas neste livro de memórias. A HQ é centrada principalmente no período pós-internato, e as marcas profundas que o período em Chartwell Manor deixou no autor. Alcoolismo, disfunções sexuais e uma relação familiar completamente abalada com os pais caminham ao lado de Head, enquanto ele cresce. Foram mais de 50 anos para que essas palavras fossem escritas, essas imagens fossem desenhadas.

É interessante perceber como Glenn Head não se poupa. Ele escancara não somente o seu trauma, mas também seus comportamentos destrutivos e atos falhos. Essa forma crua de retratar suas atitudes e pensamentos torna a HQ ainda mais relacionável. Além da sensibilidade da situação que o autor viveu na infância, estamos diante de um adulto quebrado, que fez o livro que lemos para fins terapêuticos. Não uma terapia esterilizada, ela é suja, conflituosa, difícil. É uma forma de parar aquela dor constante que, ano após ano, não passa.

Membro do cenário de quadrinhos underground das décadas de 80 e 90, Head evidencia suas raízes na estética de Chartwell Manor. As páginas em um preto e branco marcante são carregadas com muitas informações. Os rostos são caricaturais e às vezes o quadrinista aposta em painéis com ilustrações lisérgicas.

Publicada pela Comix Zone, Chartwell Manor é uma leitura incrivelmente fluida. É difícil parar de ler, mesmo que aquela história seja tão pesada. A sinceridade de Head, o sentimento de impotência, enxergar todas as sequelas de uma infância maculada: a maneira como Glenn Head concebe seu desabafo é de uma coragem impressionante.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado