24 agosto 2022

Complicado

Por Fora do Plástico

De Natsume One
320 páginas
L&PM | 2022
Tradução: Drik Sada

Complicado, de Natsume One, tem no título uma definição eufêmica quanto ao seu conteúdo. A obra tem uma história devastadora, um retrato melancólico sobre a vida de um menino que sempre foi marcado pela tragédia e rejeição.

O mangá já surpreende por revelar o final trágico do protagonista, Ian, logo de início. Você sabe como tudo termina, vai sofrer entendendo como tudo começou e, o pior, por mais que queira um desfecho diferente, sabe que nada poderá ser feito. Estamos diante de uma trama cruel.

Ian é um jovem que cresceu sem qualquer estrutura familiar. Ele nunca entendeu o desprezo de seus pais por ele e, com a separação dos dois, sua irmã, a única que realmente tem um carinho pelo protagonista, não está por perto. Mesmo sendo criado em um lar com muitos problemas, Ian carrega consigo muita inocência. Natsume One conduz uma história de sonhos arrancados, em que a criança tem uma responsabilidade que não é dela, ou não era pra ser.

Mangá em volume único, de leitura rápida, Complicado é intenso a todo instante. É importante alertar que o quadrinho toca em temas sensíveis como abuso, prostituição, negligência familiar e incesto. Além disso, precisamos destacar que saber como a “história termina” não afetou, em nenhum momento, a experiência de leitura. Porém, existem algumas idas e vindas no enredo que nos deixam perdidos por instantes.

O visual carrega um estilo bem original, com uma arte diferente da maioria dos mangás. Suas linhas simples capturam as emoções dos personagens, algo fundamental neste tipo de roteiro. Mas, ao mesmo tempo, há uma semelhança na aparência entre praticamente todos os personagens.

Publicado pela L&PM, Complicado é uma obra forte. Apesar disso, por trás de todo esse roteiro dilacerante, existe uma mensagem agridoce de esperança e humanidade.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado