De Milo Manara
64 páginas
Veneta | 2020
Tradução: Michele Vartuli
A segunda e última parte da história de Milo Manara que conta sobre a vida do pintor italiano Caravaggio mantém o ótimo nível da edição anterior. Neste volume, Manara apresenta uma trama muito mais dramática, focada no desejo do protagonista pelo perdão.
Após se envolver em confusões no final da primeira HQ, Caravaggio sofre as consequências e acaba precisando fugir de Roma. Agora, em Nápoles, ele precisa conquistar a confiança de pessoas poderosas para facilitar o perdão do Papa. Como é de se esperar, por conta de seu temperamento difícil, Caravaggio tem diversos conflitos com pessoas influentes, durante o volume. Isso que acaba influenciando diretamente o rumo de sua vida. Da mesma maneira que na edição anterior, um ponto que nos incomodou na história é a transição abrupta na passagem do tempo. Nada que atrapalhe o entendimento da trama, mas que gera uma leve quebra no ritmo de leitura.
Quanto às ilustrações, Manara continua trazendo uma riqueza de detalhes de cair o queixo. A forma como o quadrinista desenha as cidades, as vestimentas… Tudo é muito meticuloso, e impressiona qualquer um.
Trazido ao Brasil pela Veneta, “Caravaggio – O Perdão” é uma ótima obra, que mesmo com toda liberdade criativa no roteiro, fará o leitor conhecer mais sobre um dos principais pintores italianos de todos os tempos. Um homem polêmico e rebelde, mas dono de um talento sem igual.